sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Resenha: Um milênio para amanhecer - Anne Venditti

Olá pessoal, tudo bem? 



Hoje lhes trago a resenha do livro "Um milênio para amanhecer", da autora Anne Venditti, mas antes segue a sinopse para quem ainda não conhece a história:


Sinopse: Marvin DeMoore foi levado à Califórnia por seu padrinho aos 2 anos de idade e levado de volta à Inglaterra aos 5, sob circunstâncias desconhecidas. Filho de uma prostituta inglesa, é um homem de personalidade instável, ateu, amante de Shakespeare e pintura. Retorna à Califórnia aos 18 anos, atrás do chefe de polícia McMegory, cliente de sua mãe, que o molestou do 5 aos 15 anos, com quem começa a trabalhar depois de adulto, gerando suspeitas. Na virada do milênio, vê-se engolido por suspeitas de autoria de uma série de crimes que aparentemente não cometeu, os quais têm início após conhecer Jaak Jean, filha do magnata Eliot Lewis, dono da empresa de tecnologia Microtec. Tendo paralelamente ao cargo de investigador de polícia um trabalho sobre o qual ninguém sabe de muita coisa, precisa manter a polícia longe de seu encalço a fim de preservar o segredo sobre suas atividades sigilosas, enquanto tenta administrar sua obsessão pela argentina Clara Pellegrini, sua amiga de infância.


Marvin DeMoore é policial, mas não um policial qualquer. Britânico em terras ianques, um jovem de "uma beleza irreprovável", "cabelos escuros cujas pontas quase tocavam os ombros", não teve uma vida muito fácil.
  • "Quando se alimenta de migalhas, o estômago se acostuma a refeições frugais. Há quem diga que a alma também pode entrar em anorexia".
Foi levado à Califórnia pelo Dr. Adams, pelo seu padrinho, aos 2 anos de idade e de volta à Inglaterra aos 5 "sob circunstâncias desconhecidas". Filho de uma prostituta, molestado pelo chefe de polícia Howard McMegory dos 5 aos 15, DeMoore retorna aos EUA aos 18, cursa Direito e passa a trabalhar como investigador no mesmo departamento sob responsabilidade do ex cliente de sua mãe.
  • "DeMoore era mais alto que a média dos homens, os ombros largos em sua compleição física mesomorfa. Tinha o rosto anguloso, com o queixo quadrado discretamente pinçado por uma covinha. Era dado a mudanças bruscas de humor. Um teimoso, intolerável e intolerante, que brincava de ser idiota nas horas vagas".
Em paralelo à sua história, Jaak Jean Lewis, filha do magnata Eliot Lewis e Laura Lewis, esquisofrênica, tenta se manter sóbria em "seu mundinho de clausura" enquanto lida com as loucuras de sua mãe perturbada e a frieza de seu pai. 
  •  "E ela mal sabia ao que dera início. Os problemas fermentariam, cresceriam, seriam assados e servidos na época do Ano Novo, na virada do milênio".
Suas trajetórias cruzam-se improvavelmente e a vida de Marvin DeMoore sofre uma metamorfose incontrolável. "Os problemas fermentariam, cresceriam, seriam assados e servidos na época do Ano Novo, na virada do Milênio".
  •  "- Acho que eu tinha que vir aqui só para encontrar meu príncipe do cavalo branco - disse ela, com os lábios na covinha do queixo dele.
    - Ou pode ser que ele sempre estivesse pairando no seu karma - e ele sorriu. Sorriu como não sorria havia tempos".
Falar de DeMoore e não citar Clara Pellegrini e Durval Sempala é o mesmo que cometer obstrução da justiça. A obsessão de Marvin pela argentina, sua amiga de infância e amante, determina muitas de suas atitudes. Sempala, parceiro e amigo de DeMoore, vulgo "anjo da guarda", é peça fundamental no desenrolar da queda e/ou salvação do nosso protagonista.
  • "O mato cresceu, as flores secaram, o angorá emagreceu e a desordem se instalou. Não há felicidade que não venha com alguma sorte de degradação".
Recheada de personagens de muita personalidade, imperfeitos como nós, a narrativa de Anne Venditti é extremamente envolvente; com passagens profundas e frases de impacto, pude sentir a solidão de Marvin e sua carência exacerbada. Ele tem comportamentos excêntricos, é provocativo e irônico, mas possui um enorme coração e "ele não precisa de muito, e também não se impressiona com coisas grandiosas". 




Me vi torcendo por ele, me apaixonando aos poucos e quis pegá-lo no colo em diversas situações.



Uma leitura mais do que obrigatória.

16 comentários:

  1. Oie.
    Nada mais forte que personagens cheios de ser gente como a gente. Que cometem erros e tudo mais. Gosto deljbros com personagens marcantes assim, onde os personagens são muito mais que aparentam. Amei sua resenha.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto uma resenha desse livro e ele me marcou, achei intenso pela história e pela descrição dos personagens. Com certeza lerei se puder :)

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito Vivi, leia sim e depois me conte o que achou. Bjs

      Excluir
  3. Oieee,
    Confesso que essa sinopse me deixou um pouco confusa e curiosa... quero saber como se dá a ligações do protagonista com todas essas pessoas e como é a personalidade dele. Com certeza é um livro que pretendo ler mais para frente!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabys! Já faz um tempo que vi sobre esse livro e fiquei bastante interessada. A sinopse é muito interessante e intrigante, mas com a sua resenha, pude perceber que a história apresenta personagens complexos, característica que eu mais gosto em um livro. Fiquei com ainda mais vontade de ler. Beijos :)

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oiie
    Eu adorei esse livro quando li ele, odiei o Marvin por causa de algumas atitudes mas voltei a gostar dele kkk afinal ele sofreu pacas né? Adorei tua resenha e que bom que gostou da leitura.
    Bjos,Bya! 💋

    ResponderExcluir
  6. Oii <3 aah amo leituras que me permitem ver os personagens se apaixonando. Confesso que me apaixono junto com eles.Achei o enredo super interessante , ainda mais por ter personagens cheio de personalidade e cativantes.
    Confesso que fiquei bem curiosa para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que enredo diferente! 😍Um polícia britânico nos Estados Unidos já dá muito pano para a manga, com um passado enigmático e conturbado fica melhor ainda. A capa com as impressões digitais também arrematam o clima. Já quero ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Eu ja vi várias resenhas desse livro, e parece ser muito bom.
    Sua resenha me convenceu a ler, vou dar uma conferida nele.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Ainda nao conhecia esse livro mas gostei bastante da premissa, é muito instigante. Parece ser um livro bem intenso e muito bem elaborado. Dica anotada!!!
    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu tbm gostei da premissa apesar de ter achado meio confuso RS. Mas anotei a indicação é espero num futuro próximo estar dando minha opinião a respeito do livro . Ótima sua resenha beijos flor.

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    A premissa me interessou um pouco, foi uma boa indicação, afinal gosto de livros do gênero.
    Boa resenha!
    xoxo

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Li a sua resenha e o livro parece conter uma história bem interessante e diferente, mas admito que o achei um pouco confuso. Kkk Acho que eu gostaria do Marvin, pelo fato de ser irônico e parecer uma boa pessoa. É uma boa combinação. Pela descrição ele parece ter uma boa personalidade. ^^

    Jessie. ♡

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem?
    Sou nova aqui no seu blog mas gostei muito do seu cantinho e quero lhe parabenizar pelas resenhas, resolvi comentar nessa aqui porque não conheço a história, mas a sinopse me deixou muito intrigada e pensando: "é um livro policial?" "é um drama?" "será que tem romance?"
    Com todas essas perguntas na mente resolvi que vou ter que ler esse livro urgentemente para descobrir..kkk
    Gosto de conhecer novos livros e autores, parabéns pelo trabalho!

    Beijos e abraços da Vivi
    vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Lendo sua resenha, me senti triste. Não gosto de histórias que despertam tantos sentimentos dificies de lidar ao mesmo tempo, porque levo muito tempo pra me recuperar da leitura, e acabo ficando sem conseguir ler mais nada por muito tempo. Porém esse livro me deixou curiosa e muito pensativa a respeito. Quem sabe.. bjs Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir

Resenha: A lenda de Elvengray: um novo início - Simone S Miranda

Olá gatinhos e gatinhas, tudo bem? No post de hoje lhes trago a resenha do primeiro livro da trilogia da autora parceira Simone S Miranda:...