segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Resenha: A Seleção - a trilogia

Olá gatinhos e gatinhas, tudo bem? Hoje falarei para vocês sobre a trilogia “A Seleção”, da autora Kiera Cass. 
Os três primeiros livros são: A Seleção, A Elite e A escolha. Depois outros dois foram lançados mas eu ainda não os li. Não são uma continuação da história principal mas uma extensão da mesma. América e Maxon não são mais os personagens principais.
📚 A Seleção  📚 Kiera Cass 📚 3,5 🌟 
Acredito que eu era uma das únicas leitoras que ainda não tinha lido esse livro, então imagino que a maioria de vocês já conheça a história.

O mundo não é mais o mesmo após uma guerra e a sociedade agora divide-se em castas. Existe a casta 1, da realeza, e a casta 8 dos mais pobres. America Singer e sua família estão na casta 5, a dos artistas, e sobrevivem da música, da arte. 
Nessa desigualdade social as pessoas não se misturam, várias novas regras foram definidas, e, mesmo com toda essa nova realidade, o príncipe deve se casar e A Seleção é um evento que traz uma distração, uma fuga. Podemos até dizer que trás uma esperança para as famílias das selecionadas.
América não quer fazer parte disso, seu coração já tem uma morada e, mesmo sendo contra as regras, ela é apaixonada por Aspen, um rapaz da casta 6. Entre os acontecimentos, ela é selecionada e está entre as 35 garotas que irão para o palácio. Apenas uma delas será escolhida pelo príncipe Maxon. 
A narrativa é leve, fluída e gostosa. Me conquistou. Gostei muito da personalidade da América e me apaixonei pelo Maxon. Esse livro não é apenas sobre a escolha de uma candidata, mas também sobre caráter, amizade, respeito e aceitação. América é uma personagem muito boa, carinhosa, inteligente e engraçada. 
No segundo livro, “A Elite”, 📚 3,5🌟, America é umas das 6 garotas escolhidas pelo príncipe Maxon. É uma leitura leve e dinâmica, não chega a ser tão envolvente mas o leitor continua na torcida pelo casal, criando expectativas.
América é uma personagem indecisa, dividida por sentimentos que tem por Aspen e pelos que desenvolveu por Maxon, mas senti que ela amadureceu no decorrer da história. Não sou muito fã de Aspen desde o primeiro, mas pelo menos ele não desiste fácil e também pude observar sua integridade e seu crescimento como homem.
Já o príncipe Maxon é um personagem cativante, apesar de algumas atitudes, só não sabe ainda sua própria força e abaixa muito a cabeça para seu pai, o rei; um homem odiável e cruel. 
 O livro flui bem e logo já terminei, ansiando pelo terceiro, não ficou totalmente voltado apenas para o que acontecia com as garotas e o príncipe, trazendo um pouco mais da realidade externa do conto de fadas para o leitor, fazendo com que América mostre um pouco mais sua própria força também. 
O terceiro livro, “A Escolha”, 4🌟, final da história narrada por América Singer, foi o meu preferido da trilogia. Nesse livro Maxon finalmente escolhe sua princesa e a narrativa tem varias reviravoltas. Já não se trata mais somente da seleção, há muitas outras coisas em jogo.

As ameaças rebeldes ao palácio se intensificam e tornam-se ainda mais ameaçadoras e América se da conta de tudo que está em risco. Ela se prova uma mulher forte e decidida que não deixa sua felicidade vir acima de tudo. Ela não se importa apenas com si mesma. 
 Sobraram apenas 4 garotas e América perdeu um pouco de seu espaço no coração do príncipe, deixando Kriss cada vez mais próxima de se tornar a escolhida. Celeste e Elise possuem vantagens graças às suas conexões fora do palácio e o rei odeia América, considerando-a a pior opção para Maxon.
Nossa querida heroína precisa cortar os laços com Aspen, conquistar o povo de Illea e conseguir novos aliados políticos. 
O livro é intenso, não desgrudei dele enquanto não terminei. Eu já suspeitava desde o início qual seria o final mas até que ele se concretizasse muitas coisas aconteceram. Kiera Cass me fez sofrer nesse desfecho em diversas situações e me acabei em lágrimas. Infelizmente a vida não é um conto de fadas mas essa história nos traz um pouco de como poderia ser. 
 “Bem, isso não é tão ruim. Os erros indicam que é verdadeiro”.

9 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    A trilogia A Seleção é um grande contudo pra mim. Gosto da escrita e do romance, acho ambos bem desenvolvidos. Contudo, para mim faltaram desenvolver o aspecto politico da obra. Apesar de claramente não ser o foco da autora, pela ênfase ela deu em A Elite para essa parte fez com que eu sentisse falta em A Escolha. Já a América me dá arrepios só de pensar... Acho-a chata.
    Como citou, porem o livro foi intenso sim e com certeza tiveram reviravoltas bacanas. Pena que não me foram suficientes.
    Beijos.
    😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente acredito que não era bem esse o foco da autora, por isso até é uma leitura bem leve. Ótima para curar uma ressaca literaria, como foi meu caso rs. Obrigada pela visita 😘

      Excluir
  2. Oieee, acredito já ter falado que não gosto desse livro. kkkkkkkkkk, mas gostei de ler como você defendeu a história e acredito que é por isso que muitos gostem dela. Sou escrita sobre América ainda me faz acreditar que ela continua a mesma do primeiro livro não mudou nada. kkkkkkkkkk
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li amiga, vc não estava atrasada! hahaha
    Mas tenho vontade, apesar de ser uma série jovem e eu já não estar exatamente na idade ne hahahah
    Mas quero saber o que será da tal escolha!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amo essa trilogia <3. Entendo quem não gosta, mas ela é ótima para iniciar quem ama romance em terras distópicas. Fora que é fofa, rs. Amarei o Maxon até o fim dos meus dias, rs, <3. Me irritei um pouco com a América, às vezes, por causa de toda a indecisão dela, mas no geral eu gosto muito dela, e uso frases dela na vida, rs.
    Amei o jeito que você conseguiu resenhar os três livros em um única resenha. Parabéns por ela!
    Bjo
    ~Danii

    ResponderExcluir
  5. Eu curti muito esse livro quando li, há um tempão. Morri de amores por Maxon e sofri horrores com a chatice e indecisão da América, rs. Agora se quer um conselho, não perca tempo lendo os dois último livros, focados na Eadlyn, filha de América e Maxon, eles são horríveis, sério. Hoje vejo alguns probleminhas nessa história, que se eu fosse reler, acho que não seria a mesma experiência gostosa da primeira vez, então guardo na memória essa trilogia como algo especial. Adorei sua resenha, o último livro foi de arrasar o coração mesmo. Beijos!

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom? Eu amo essa trilogia, é uma das minhas preferidas. Os livros da Eadlyn tem várias criticas mas eles são ÓTIMOS, mas realmente não é para todo mundo, ja que a protagonista tem uma personalidade forte e quase ngm a entende, uma pena.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bem?
    Sou completamente apaixonada pelos livros da autora Kiera Cass, ela sempre arrasa em suas histórias, apesar de que não gostei muita das continuações depois de "A Escolha". As fotinhas estão um amorzinho 💖😍
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
  8. Oiee, boa tarde, eu ainda também não li essa trilogia, kkk, então vc não foi a única que não tinha lido ainda , pretendo ler um dia, pois acho essas capas maravilhosas. Sobre a resenha, gostei de tudo o que destacou sobre os personagens, gosto quando os livros abordam temas como aceitação e amizade e a personagem America parece bem divertida, gosto disso também pois deixa a história mais leve, essa trilogia parece ser um conto de fadas moderno,bjocas.

    ResponderExcluir

Resenha: A lenda de Elvengray: um novo início - Simone S Miranda

Olá gatinhos e gatinhas, tudo bem? No post de hoje lhes trago a resenha do primeiro livro da trilogia da autora parceira Simone S Miranda:...